GEOFÍSICA ESPACIAL

O QUE A GEOFÍSICA ESPACIAL PODE ENSINAR PARA VOCÊ?

Por: Claudia Medeiros

Créditos da imagem: NASA / Marshall Space Flight Center)

A Geofísica Espacial, tem por objetivo estudar o acoplamento entre o Meio Interplanetário e o planeta, no caso nosso, a Terra. Todas as áreas de interesse que envolvem processos físicos que respondem a essa interação, fazem parte do estudo que envolve a Geofísica Espacial. Segundo o site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, as principais áreas geralmente abordadas são Geomagnetismo, Eletricidade Atmosférica, Média e Baixa Atmosfera, Acoplamento Eletrodinâmico Atmosférico e Espacial, Ionosfera, Luminescência Atmosférica, Alta Atmosfera, Magnetosfera e Heliosfera. Para compreender um pouco mais, decidi responder as perguntas mais frequentes que recebo sobre o assunto.

 


Qual a importância da Geofísica Espacial?

 

Estamos no planeta Terra sob a influência da nossa estrela, o Sol. Sua dinâmica é responsável por vários eventos que acontecem no nosso planeta. Compreender melhor significa poder prevenis e encontrar soluções para quando esses efeitos forem danosos a vida na Terra bem como utilizá-los em benefício humano quando for possível.

Outra razão é compreender como é possível a vida na Terra quando comparamos com outros planetas pois todo sistema geofísico se encontra em um certo equilíbrio que permitiu a vida aqui e possivelmente será necessário reproduzir, caso desejemos realizar a exploração bem como a colonização em outros planetas ou astros.

 

Qual a diferença entre Geofísica, Geofísica Espacial e Astrofísica?

 

A Geofísica mais conhecida busca compreender a Geologia bem como os processos físicos que ocorrem no planeta, como eles se relacionam com o meio ambiente e sua formação. A Astrofísica estuda a física dos corpos celestes, dos astros, dos fenômenos universais, inclusive além do Sistema Solar. Já a Geofísica Espacial busca compreender os processos físicos envolvidos na relação entre o planeta e o espaço que o cerca. No caso do nosso planeta, a Terra, o meio interplanetário, o Sol até os limites da Heliosfera. Todas são essenciais e são de certa forma interdisciplinares. Se comunicam e se completam.

 

A Geofísica se aplica a outros planetas?

 

Sim, os elementos da Geofísica Espacial sempre tratam a relação do planeta com o espaço. No entanto, existe uma diferença entre a Geofísica Espacial do planeta Terra e de outros planetas do nosso Sistema Solar pois eles possuem diferentes constituições e, portanto, se comportam de forma diferente nesse ambiente espacial.

 

Onde são obtidos os dados utilizados para o estudo da Geofísica Espacial?

 

Já faz séculos que dados vem sendo coletados e servem de base para os estudos que temos hoje. Observando fenômenos naturais e realizando experimentos, temos vários registros que veem auxiliando novas descobertas. Desde a descoberta da bússola, luneta entre outros utensílios, a observação do campo magnético e do Sol, suas manchas, auroras boreais e austrais, descargas elétricas, eventos que comprometeram a transmissão de energia elétrica ou de comunicação de longa distância até a era dos satélites e grandes laboratórios para simulação e reprodução desses fenômenos em pequena escala.

No INPE aqui no Brasil assim como em agências de todo o mundo como a NASA, ESA, ISES, como na Índia, no Japão, na Coréia do Sul, entre outras nações, existe um esforço mundial para o desenvolvimento nessa área.

Satélites e estações espalhadas pelo mundo, são responsáveis por coletar os dados e as agências por desenvolverem projetos e missões para a aquisição, armazenamento e uso desses dados.

 

Por que você precisa disso?

 

Em primeiro lugar, conhecimento nunca é demais. É preciso entender o que está acontecendo a nossa volta para podermos tomar melhores decisões e inclusive estimular que essa área permaneça sendo explorada já que é parte da nossa sobrevivência.

Em segundo, com a era da exploração espacial cada vez mais desenvolvida, precisamos conhecer o que nos espera, saber discernir informações de desinformação. Quando vamos viajar nos preparamos para isso. Se vamos um dia para o espaço, precisamos saber o que nos espera, nossas limitações e o que faz nosso planeta tão especial para ser o nosso lar.

E para finalizar, isso pode ser o seu futuro, pode ser o seu estudo ou sua profissão. Pode ser você a próxima pessoa que vai carregar o bastão do futuro da vida no nosso planeta ou para onde quer que a gente vá no futuro.

 

Você pode acompanhar mais sobre esse artigo pelos links abaixo: