O CAMPO GEOMAGNÉTICO DA TERRA

O CAMPO GEOMAGNÉTICO DA TERRA

Por: Claudia Medeiros

Créditos da imagem: Greg Shirah and Tom Bridgman, NASA/Goddard Space Flight Center Scientific Visualization Studio. 

O campo geomagnético da Terra é gerado pela convecção do fluído presente no núcleo da Terra. Esse dínamo não é simétrico e intriga a sociedade há séculos desde o início do uso da bússola nas navegações e das medidas de variação do campo elétrico alteradas pela sua variabilidade. Imagina que ao se deslocar, navegantes esperavam que a bússola sempre apontasse para o Norte geográfico mas era observado que isso não acontecia sempre. O motivo veio a ser descoberto depois e está relacionado ao fato de que a Terra não é um dipolo perfeito como um imã desses que estamos acostumados a ver. Essas irregularidades no interior do núcleo da Terra promovem essa irregularidade também no campo magnético medido na superficie e acima. 

Outro ponto interessante é que o campo geomagnético da Terra não é fixo, ele muda com o tempo coforme os registros obtidos tanto em observação quanto em medição de polaridade induzida magnética em sedimentos extraídos das profundezas do solo. Com o desenvolvimento de modelos matemáticos que simularam o campo magnético ao longo do tempo, pode-se observar que ele tem deslocado significantemente os eixos principais posicionados à norte e sul geográfico. Isso poderia indicar que o campo magnético pode sofrer uma inversão e isso de fato já aconteceu no passado a milhares de anos mas como não parece ser um evento cíclico, estamos a mercê caótica da dinâmica do núcleo da Terra.

Atualmente, o pólo antes localizado próximo ao Canadá tem se deslocado cerca de 55km por ano em direção a Sibéria. Outro aspecto importante é que sua intensidade também vem diminuindo. O interessante é que no pólo próximo ao Sul geográfico essa movimentação não está na mesma velocidade e mesmo reduzido em intensidade, o campo geomagnético total ainda está dentro de uma faixa considerada na normal com relação aos dados observados anteriores.

Pólos Norte Geográfico e Magnético

Fonte: World Data Center for Geomagnetism / Kyoto University 

Pólos Norte Geográfico e Magnético

Fonte: World Data Center for Geomagnetism / Kyoto University 

Aparentemente esses fenômenos são pouco controláveis do ponto de vista do núcleo da Terra, ou seja, só podemos observar. A princípio não parece que essa inversão poderia causar danos ao ser humano de forma direta. Talvez o impacto mais relevante seja no nosso estilo de vida que depende fortemente de equipamentos sensíveis à variação do campo magnético. Isso pode ser contornável se cada vez mais nos aprofundarmos nesse conhecimento, com observações cada vez mais específicas e também abrangentes para prevenção e para o desenvolvimento de tecnologias para mitigar possíveis danos.

Quanto a variação do campo magnético causada por perturbações oriundas do meio interplanetário, essa sim acaba sendo mais relevante pois é muito mais frequente. Nesse canal vamos entender melhor essa relação do campo magnético com o espaço e como isso afeta nossa vida.